Parece que o tempo está passando mais rápido, não é mesmo? Pois é, 2019 já está batendo na porta e é hora de ficar por dentro das tendências de marketing para acompanhar o mercado e tornar seu negócio ainda mais estratégico. 

tecnologia nos surpreende com novidades a cada dia, impactando diversas áreas — inclusive o marketing. E não é só o ambiente online: ela está transformando o marketing offline para alinhá-lo ao comportamento dos consumidores e torná-lo cada vez mais capaz de gerar valor para a marca, além de relacionamentos duradouros com os clientes e lucratividade. 

Por isso, e para que a sua empresa saia na frente e se destaque no mercado, é importante estar sempre atualizado sobre o que vem acontecendo, o que as grandes corporações estão aplicando em suas estratégias de marketing e ainda sobre as diversas possibilidades que a tecnologia e a criatividade podem oferecer. 

Alguns caminhos já explorados em 2018 vão continuar presentes no novo ano, e outras novidades estão chegando. A fim de facilitar a sua vida, trouxemos, neste material, as seis principais tendências de marketing para 2019, tanto digital quanto tradicional. Acompanhe! 

 

1. Crescimento dos conteúdos em vídeo

Recentemente, notamos um contínuo aumento do interesse e do consumo de conteúdo em vídeo, o que levou também a uma maior produção desse formato. Em 2019, o crescimento se intensificará e a previsão dos especialistas é de que o uso dos vídeos seja responsável por cerca de 82% do tráfego na web até 2022, conforme dados da Cisco

Por ser de fácil acesso e possibilitar mais agilidade na obtenção da informação, o conteúdo audiovisual está entre os preferidos do público. Além disso, temos mais uma boa notícia: sua produção está ficando cada vez mais simples!

Isso não quer dizer que você pode fazer o vídeo de qualquer jeito — afinal, noções de estética, bom roteiro e equipamento de qualidade são sempre bem-vindos. A ideia aqui é facilitar a produção, de modo que nem sempre seja necessário estar em um estúdio. Com um celular na mão, por exemplo, já é possível criar um bom material. 

 

2. Aumento do uso de bots no atendimento ao cliente

A inteligência artificial está tomando conta das empresas e, a cada dia, seu uso fica mais simples e popular. Prova disso são os famosos bots, que auxiliam as empresas no contato com o cliente. 

Obviamente, fatores humanos como criatividade e empatia não serão substituídos por eles, que atuam mais na execução de tarefas mecânicas e burocráticas, como interagir em um primeiro contato pelo inbox da rede social ou responder a perguntas frequentes no chat. 

A perspectiva para os bots no próximo ano é que sejam capazes de desafogar os setores de vendas e atendimento e se tornem mais humanizados. Enquanto isso, a equipe pode se dedicar às demandas mais estratégicas e relacionais. 

 

3. Maior inserção de tecnologia nas ações de marketing 

Como dissemos, a tecnologia continua nos oferecendo novidades e mais ferramentas a cada dia — e a tendência é que isso perdure por longos anos. Para 2019, recursos como realidade aumentada, business intelligence, impressão 3D, transmissões ao vivo, desenvolvimento de apps mais leves e interativos, entre outras, façam cada vez mais parte das campanhas e ações de marketing. 

Outro destaque é em relação ao uso dos comandos de voz, que, além de oferecerem acessibilidade para pessoas com limitações físicas, são práticos e agilizam boa parte da comunicação no dia a dia. 

 

4. Ampliação do uso do big data 

O fenômeno big data é um dos grandes responsáveis pelas transformações do mercado e das relações entre empresas e pessoas, e não é de hoje que a grande avalanche de produção e consumo de dados passou a ser uma das variáveis dos planejamentos estratégicos das empresas. 

Porém, a tendência é que sua utilização fique cada vez mais inteligente e personalizada. Com o avanço da captação de dados e da capacidade de interpretação das informações, o big data se torna mais uma ferramenta essencial para análise de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e mapeamento da jornada de compra do cliente, fundamental para o sucesso de todo plano de marketing. 

 

5. Intensificação do marketing de influência 

Quem não segue ou não conhece um digital influencer, levante a mão. Certamente, poucas pessoas ainda não se depararam com o poder do marketing de influência, seja com microinfluenciadores ou com grandes nomes da internet. 

Com base na confiança e com o sentimento de ser "gente como a gente" falando de um produto ou serviço, além de contar com a imensa acessibilidade de plataformas como YouTube e Instagram, o território dos formadores de opinião cresceu bastante — e a projeção é de que ele continue se fortalecendo. 

Os chamados "publi posts" serão mais cotados em 2019, as parcerias entre marcas e influenciadores serão favorecidas e sua empresa pode entrar nessa estratégia também. Pesquise profissionais relevantes, pessoas de destaque ou mesmo famosos que tenham valor para o seu negócio, e aposte em uma associação com eles.

 

6. Utilização de gatilhos mentais

A necessidade de humanização do relacionamento entre marcas e clientes expandiu os estudos para um entendimento maior da neurociência e da comunicação humana. A partir desse aprofundamento, os gatilhos mentais estão em alta em campanhas, planos de conteúdo e estratégias de relacionamento. 

Esses gatilhos são "códigos" que despertam nosso cérebro para comportamentos já aprendidos ou mesmo para a manifestação de uma vontade que já está ali. No marketing, diz respeito a usar palavras, expressões e abordagens que despertem o comportamento desejado pela marca — pode ser a compra, o acesso à informação, a cessão de contatos, entre outros. 

Como vimos, essas tendências de marketing são pertinentes para todos os setores da economia, até mesmo para os mais complexos — como a área da saúde, jurídica ou do agronegócio. Por isso, fique atento ao que está por vir e leve essas novidades para seu negócio, ajustando-as às características da sua realidade. 

Gostou deste post? Se você quiser colocar a mão na massa e começar a aderir às tendências de marketing para 2019, entre em contato conosco e conte com a nossa equipe!