Estar presente em eventos corporativos já é uma prática comum de muitas empresas, seja como visitante, seja como expositor. Os motivos para isso são muitos, desde a vontade de aprender até a possibilidade de fazer novos parceiros comerciais.

Empresas de todos os tamanhos e setores podem contribuir positivamente com suas estratégias de marketing e novos negócios, participando de eventos corporativos, seja de que tipo for. Existem os congressos que, em geral, são realizados por mais tempo e englobam diversas atividades; os simpósios, que contam com palestras e sessões de perguntas e respostas com especialistas; e as oficinas, cujos cursos costumam ser bastante interativos, por exemplo.

Independentemente de participar desses modelos ou de feiras, confraternizações, treinamentos, mesas redondas ou palestras, as vantagens são muitas. Para conhecê-las, confira o artigo que preparamos para você com 6 benefícios de participar de eventos corporativos e o que fazer para destacar sua empresa. Vamos lá?

 

1. Networking

Os eventos costumam ser direcionados a um público-alvo. A participação, ainda que como um simples visitante, representa uma oportunidade de encontrar ou conhecer novos parceiros comerciais, em um curto período de tempo.

A interação com essas pessoas pode acontecer de diversas formas. É muito comum que nesses eventos, especialmente aqueles mais longos, haja um Coffee Break, ou seja, um momento para tomar um café, que na verdade é uma oportunidade para conversar com as pessoas presentes, trocar ideias e cartões de visitas, se for o caso.

Você pode conhecer fornecedores, competidores, novos clientes e influenciadores, por exemplo. Em geral, os participantes são do mesmo nicho de atuação da sua empresa. Uma ideia é prestar atenção nos anfitriões, mestres de cerimônia e na apresentação das palestras. Essas são oportunidades de saber quem procurar, devido aos interesses em comum.

Se brincadeiras e jogos forem propostos, melhor ainda. Esses são momentos de interação genuína, quando é possível, por meio do entretenimento, iniciar uma conversa de maneira natural.

 

2. Conexões virtuais

Muitos organizadores promovem a discussão sobre assuntos relevantes e a interação antes e depois de um evento corporativo. Isso pode ser realizado, por exemplo, em fóruns, grupos nas redes sociais e conteúdos por e-mail.

Manter o contato com a empresa organizadora ou com outros participantes é uma maneira muito boa de trocar informações e estar ciente das novidades, além de novas oportunidades que podem surgir no futuro.

Se você tem um perfil no LinkedIn, procure adicionar as pessoas que conhecer e seguir empresas. Isso fortalecerá o relacionamento e facilitará o networking.

 

3. Geração de leads

Se você participar de um evento corporativo como expositor, naturalmente essa é uma boa oportunidade de encontrar pessoas que possam ter interesse nas soluções oferecidas pela sua empresa. Ainda que esteja apenas como visitante, isso é possível.

Apresente os seus produtos e serviços e tente gerar novas vendas. Se não for o caso no momento, salve esses contatos para engajá-los posteriormente, utilizando um funil de marketing e vendas e enviando conteúdos por e-mail.

Uma dica muito boa é inserir os contatos gerados diretamente no Sistema de Gerenciamento do Cliente — em inglês, Customer Relationship Manager (CRM), ou facilitar essa integração por meio de planilhas customizadas, por exemplo. Escreva informações como origem do lead (evento), interesses e nicho para ajudar a criar estratégias para o futuro.

 

4. Conhecimento do público-alvo

Na internet, costumamos utilizar diversas soluções para entender o nosso consumidor e criar ou aperfeiçoar as personas (perfis de clientes ideias). Lemos pesquisas de mercado e relatórios do Google Analytics, por exemplo.

Os eventos corporativos, no entanto, nos permitem conversar cara a cara com as nossas personas e, assim, entender melhor como se comportam, do que gostam, o que pensam e quais são os seus interesses. Essa interação pode ajudar a gerar insights poderosos, que jamais seriam descobertos apenas com a análise de dados e comportamento online.

Assim, a empresa passa a conhecer melhor o seu público-alvo e desenvolver soluções que estão mais de acordo com os desejos e necessidades das empresas e pessoas.

 

5. Benchmarking

Você não será o único expositor ou visitante em um evento corporativo, certo? A presença no mesmo ambiente que concorrentes de mercado é uma maneira muito eficiente de conhecer o que essas empresas estão fazendo de diferente e porque podem estar gerando melhores resultados que você.

Visitar os estandes é uma chance de entender o posicionamento de mercado dessas empresas. Avalie quais palavras-chave utilizam, que tipo de cliente buscam, as cores usadas nos materiais, como é o atendimento, quais soluções vendem e tecnologias que usam.

 

6. Tendências de mercado

Nem todo evento tem estandes. Se você for a uma palestra, basicamente, assistirá ao conteúdo, poderá fazer perguntas e talvez ir a um Coffee Break. Os cursos interativos também não costumam ter muitas exposições. No entanto, independentemente do ambiente, há a distribuição de conhecimento.

Ir a eventos corporativos é uma oportunidade de se manter atualizado sobre o que há de novo no mercado. Você poderá conhecer tendências com especialistas na área e, assim, propor mudanças inovadores que ajudarão a atrair o público e melhorar os processos internos da empresa.

Esperamos que tenha ficado claro a relevância dos eventos corporativos para uma empresa e seus profissionais. Se você pretende expor a sua marca, lembre-se de planejar bem. Uma dica é entender seus objetivos e criar boas estratégias.

Invista também em materiais de comunicação, como cartões de visita, banners e um estande com cenografia que represente o branding da sua empresa, isto é, sua cultura e seus valores. Não se esqueça de verificar os items necessários para que tudo funcione bem, como caixas de som, brindes, voltagens e espaço físico.

Também é muito importante que toda a sua equipe esteja treinada para se comunicar com as personas que conhecerão no evento, fazendo perguntas ideais, sendo simpática e gerando leads para um engajamento posterior, caso ainda não seja o momento certo para as vendas.

Siga essas dicas quando participar de eventos corporativos e obtenha mais sucesso. Lembre-se que, além dos objetivos comerciais, essa é uma oportunidade muito boa de aumentar o reconhecimento da sua marca, fazer parceiros comerciais e descobrir novidades de mercado.

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